Oxigenoterapia Hiperbárica, uma alternativa possível no tratamento para a Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52329/AvanMed.13

Palavras-chave:

Oxigenação hiperbárica, COVID-19, Infecção, Tratamento

Resumo

Introdução Na oxigenoterapia hiperbárica (OHB), se oferta oxigênio a 100%, dentro de uma câmara em uma pressão maior que a da atmosférica. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a elevada morbimortalidade, tratamentos alternativos têm sido propostos e a OHB seria potencialmente benéfica pois os altos níveis de oxigênio diluído no sangue são conhecidos por apresentarem efeitos antiinflamatórios e teoricamente poderia tratar a hipoxemia nas manifestações graves da Covid-19.
Objetivo Descrever sobre o uso da OHB como adjuvante no tratamento da Covid-19.
Métodos Revisão integrativa desenvolvida a partir de publicações científicas, das bases de dados CINAHL, COCHRANE, LILACS, PubMed, SCOPUS e na biblioteca virtual SciELO, utilizando os descritores indexados Oxigenação Hiperbárica, COVID-19 e Infecção e ou Oxygenation Hyperbaric, Covid-19 and Infection.
Conclusão Até o momento, as evidências da aplicabilidade clínica da OHB na Covid-19 são limitadas, no entanto, o interesse na adição desta terapêutica vem crescendo. A OHB permite o fornecimento de oxigênio em alta pressão e concentrações elevadas atingindo os tecidos rapidamente, o que pode reverter a condição de hipóxia e preservar o metabolismo celular, podendo assim ser uma alternativa para o tratamento da Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

1.
Santana FA de, Fernandes EFG, Pantoja PS, Pantoja MCB e, França EJ, Paiva AC, Lundgren F, Portugal WM, Neves GBC. Oxigenoterapia Hiperbárica, uma alternativa possível no tratamento para a Covid-19. am [Internet]. 31º de março de 2020 [citado 19º de abril de 2024];1(1):61-4. Disponível em: https://jornalavancosmedicina.com/index.php/am/article/view/11

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO