Vantagens na utilização do prontuário eletrônico do paciente nos serviços de saúde
DOI:
https://doi.org/10.52329/AvanMed.62Palavras-chave:
Registros Eletrônicos de Saúde, Informática em Saúde Pública, Tecnologia, Registros de enfermagemResumo
Objetivo
Identificar na literatura científica as vantagens do uso do prontuário eletrônico do paciente nos serviços de saúde. Método
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre os meses de julho a outubro de 2020 por meio dos descritores registro eletrônico de saúde, saúde pública, registro eletrônico de saúde, informática em enfermagem e serviços de saúde. A busca aconteceu na base de dados Lilacs e na Biblioteca Virtual da SciELO. Foram localizados 140 artigos e, destes, 10 compuseram a amostra final.
Resultados
As principais vantagens encontradas foram o acesso remoto e simultâneo da informação, a segurança dos dados, a legibilidade dos registros, a integração com outros sistemas de informação e a redução do uso de papel. Apesar disso, foram percebidas inúmeras dificuldades para implantação do prontuário eletrônico.
Conclusão
A implantação do prontuário eletrônico traz mais benefícios que possíveis prejuízos aos serviços de saúde, com redução econômica e sustentável a partir da diminuição das folhas de papel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Mirelle Pinheiro da Silva, Suzanny Ribeiro Cunha da Silva, Bruno Felipe Novaes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.