Perfil dos óbitos por Covid-19 em uma unidade de terapia intensiva de adulto
DOI:
https://doi.org/10.52329/AvanMed.53Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva, COVID-19, Mortalidade, Perfil de Impacto da DoençaResumo
Objetivo: descrever o perfil de pacientes com covid-19 que foram a óbito em uma unidade de terapia intensiva adulta.
Método: estudo observacional, transversal, retrospectivo, desenvolvido em hospital filantrópico da cidade do Recife, Pernambuco, no período de março de 2020 a março de 2021. Foi realizada análise estatística descritiva simples das Declarações de Óbito dos pacientes com resultado positivo para SARS‐CoV‐2 a partir de consulta ao Núcleo de Epidemiologia Hospitalar.
Resultados: foram admitidos 190 pacientes com covid-19, cuja letalidade correspondeu a 38%. Dos óbitos, a maioria foi do sexo masculino (56%), com idade entre 70-79 anos (28%) e ensino médio completo (22%). As doenças associadas mais prevalentes foram a síndrome respiratória aguda grave (60%) e o choque séptico (24%), com tempo de internamento entre 11 e 20 dias (38%).
Conclusão: os óbitos predominaram em homens, idosos, alfabetizados e com diagnóstico prévio de hipertensão arterial e diabetes. Compreender características populacionais contribui para o avanço do enfrentamento da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flávia Duarte Salvador, Alana Maruska de Castro, Alessandra Moneta Duarte Arraes, Francisca Magdalena Feitosa Vieira, Bruno Felipe Novaes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.