Influência das unhas artificiais na leitura da oximetria de pulso
DOI:
https://doi.org/10.52329/AvanMed.54Palavras-chave:
Oximetria, Oximetria de pulso, Monitorização intraoperatóriaResumo
Objetivo
Analisar a influência das unhas artificiais na leitura da oximetria de pulso.
Método
Estudo clínico-experimental, com 100 voluntários saudáveis entre 18 e 60 anos, nos quais foram instaladas unhas artificiais nas unhas da mão esquerda, enquanto as unhas da mão direita não sofreram qualquer alteração. Foram aplicados critérios de elegebilidade para então proceder para a leitura da saturação periférica de oxigênio em todos os dedos e realizado um estudo comparativo. A normalidade dos dados foi testada por meio do teste de Kolmogorov Smirnov. As médias das condições controle e experimental para todas as variáveis e condições foram comparadas por meio do Teste t de Student para amostras pareadas ou pelo Teste de Wilcoxon. Todos os dados foram analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences 20.0. Foi adotado um nível de significância de 5% para todos os testes realizados.
Resultados
Foi verificada redução estatisticamente significativa da saturação do oxigênio com uso de unha artificial de cor vermelha (p< 0,001), unha artificial de cor preta (p< 0,001), unha artificial de cor prata (p< 0,001) e esmalte sintético em glitter de cor rósea (p=0,001).
Conclusão
As unhas artificiais testadas apresentaram diferença estatisticamente significativa na leitura da saturação do oxigênio, porém, não resultaram em alteração clinicamente significativa em voluntários saudáveis, portanto, não há necessidade da remoção rotineira destes dispositivos para a monitorização adequada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pollyana Rabelo Borba Carvalho Amorim, Bruno Felipe Novaes de Souza, Alipio Agra Lima Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.