Oxigenoterapia Hiperbárica, uma alternativa possível no tratamento para a Covid-19
Visualizações: 858DOI:
https://doi.org/10.52329/AvanMed.13Palavras-chave:
Oxigenação hiperbárica, COVID-19, Infecção, TratamentoResumo
Introdução Na oxigenoterapia hiperbárica (OHB), se oferta oxigênio a 100%, dentro de uma câmara em uma pressão maior que a da atmosférica. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a elevada morbimortalidade, tratamentos alternativos têm sido propostos e a OHB seria potencialmente benéfica pois os altos níveis de oxigênio diluído no sangue são conhecidos por apresentarem efeitos antiinflamatórios e teoricamente poderia tratar a hipoxemia nas manifestações graves da Covid-19.
Objetivo Descrever sobre o uso da OHB como adjuvante no tratamento da Covid-19.
Métodos Revisão integrativa desenvolvida a partir de publicações científicas, das bases de dados CINAHL, COCHRANE, LILACS, PubMed, SCOPUS e na biblioteca virtual SciELO, utilizando os descritores indexados Oxigenação Hiperbárica, COVID-19 e Infecção e ou Oxygenation Hyperbaric, Covid-19 and Infection.
Conclusão Até o momento, as evidências da aplicabilidade clínica da OHB na Covid-19 são limitadas, no entanto, o interesse na adição desta terapêutica vem crescendo. A OHB permite o fornecimento de oxigênio em alta pressão e concentrações elevadas atingindo os tecidos rapidamente, o que pode reverter a condição de hipóxia e preservar o metabolismo celular, podendo assim ser uma alternativa para o tratamento da Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jornal Avanços Medicina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.